Da colaboração entre as investigadoras be-WISE e o Laboratório da Paisagem, nasceu o projeto 360.come. Este projeto recebeu nota máxima angariando 33.973.02€ do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Acão climática, sendo o restante valor financiado pelo Laboratório da Paisagem. O 360.come é um projeto multidisciplinar integrado na sua implementação as componentes da Educação Ambiental e Investigação e Desenvolvimento como foco na alimentação sustentável, o uso sustentável do solo e a economia circular.
Neste contexto as WISE desenvolveram duas atividades educativas com forte componente experimental em 15 escolas no Município de Guimarães. Ambas atividades tiveram como foco a sensibilização para a importância do solo na produção alimentar e a sua preservação.
A primeira atividade foi focada na biodiversidade dos solos, aqui os alunos avaliaram vários solos de origens diferentes incluindo o solo da própria horta escolar. Nesta avaliação os alunos identificam todos a biota presente nas amostras desde o micro ao macro organismos. A segunda atividade experimental os alunos avaliaram vários parâmetros abióticos do solo como a cor textura e pH.
Em adição a componente de Educação e sensibilização ambiental e as WISE procuram proporcionar aos alunos o contato direto com investigadores e o mundo da ciência despertando neles alunos o espírito critico e inquisitivo.
be-WISE, be-CURIOUS, be-GREEN
seja-SÁBIO, seja-CURIOSO, seja-VERDE





