Avançar para o conteúdo

be-WISE Participa no ” Encontro com um cientista” na Escola Ciência Viva

A investigadora be-WISE Mónica Lopes-Marques apresentou, no dia 31 de maio de 2024, uma palestra de Ciência na Escola da Ciência Viva no Parque Biológico de Gaia, intitulada:

“As Incríveis Adaptações dos Cetáceos”

Nesta atividade destinada a crianças de 10 a 12 anos, Mónica Lopes-Marques compartilhou sua pesquisa sobre mamíferos marinhos e suas adaptações únicas à vida aquática. A sessão, que contou com a participação de mais de 30 crianças de duas escolas, apresentou quatro procedimentos experimentais práticos para ajudar os alunos a entenderem como essas magníficas criaturas prosperam em ambientes tão diferentes dos seus ancestrais – os mamíferos terrestres.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar experiências praticas com o objetivo de responder a perguntas como:

Porquê que os cetáceos não têm pelos?

Porquê que os cetáceos acumulam grandes quantidades de gordura?

Como é que os cetáceos se alimentam?

Como é que os cetáceos ouvem?

Além disso, as crianças aprenderam sobre as espécies de cetáceos mais comuns ao longo da costa portuguesa, os hábitos de sono dos cetáceos, como distinguir cetáceos de peixes e tubarões, e outras curiosidades fascinantes sobre esses incríveis animais.

O objetivo da atividade foi não apenas educar os alunos sobre os cetáceos, mas também aumentar a conscientização sobre a importância de proteger esses animais e o seu ambiente.

Veja aqui o resumo da actividade elaborado pelas crianças no seu folheto semanal!

be-WISE, be-A SCIENCE COMMUNICATOR  

seja-SÁBIO, seja-UM COMMUNICADOR DE CIÊNCIA

Foto Galeria